quinta-feira, junho 05, 2008

Não, não estão a gozar!

Deixo-vos aqui algumas pérolas, aquando da tal experiência lectiva, que alguns dos meus amigos já conhecem, e riem sempre quando as repito. Estas são verdadeiras. Inacreditavelmente reais:

Acerca da explicação do mito em Filosofia, pedia-se para comentar uma frase da qual fazia parte a palavra “primórdios”. E descobri que “primórdios” era um povo primitivo que habitava a Grécia Antiga.

O aluno repita ciclicamente “Afonso Dom Henriques, Sancho Dom”, etc. E eu corrigia: Dom Afonso, D. Sancho, etc… Até que lhe perguntei o porquê daquela ordem. Respondeu-me que se tratava da família dos “Dom” e por isso o apelido ia sempre depois do nome.

Quando pedido para comentar o provérbio oriental “não lhe dês um peixe, ensina-o a pescar” houve uma séria e convicta dissertação sobre pesca.

Sócrates e Kant eram amigos e discursavam alternadamente no agora (na Ágora, portanto) lá na Grécia.

A Idade Média era denominada a Idade das Trevas porque ainda não tinham inventado a electricidade.

Na Inquisição os padres com o capuz branco de bico eram os maus, os outros, carecas (suponho que os jesuítas, não sei) tinham medo deles. Queimavam na fogueira as pessoas para não terem trabalho a enterrá-las.

Há muito mais… mas não vos quero continuar a torturar.
Deixo só a nota que de que estamos a falar de uma parte significativa de uma geração desinteressada, alienada e sem o mínimo sentido de curiosidade e que, ainda assim, passa nos exames finais do secundário com 10,11. Incrível!

7 comentários:

Unknown disse...

É assustador!!
Há uns anos uma colega de um primo meu numa aula de português, tendo-lhe sido perguntado "na frase «ai de mim!» o que é o «ai»", disse que o "ai" era o predicado. A professora pediu-lhe então que, se assim era, conjugasse o verbo. E a rapariga começou logo a conjugar: "ai de mim, ai de ti, ai dele..." e por aí fora!!
Ai de nós e da língua portuguesa, digo eu.
Bjs, Inês

Joana disse...

Pois é... deve ser do ar, ou então alguma coisa que de há uns tempos para cá puseram na comida... :P

Jinhos.

P.S. Espero que essas "pérolas" não te tenham traumatizado em relação ao ensino, se o fizeram também entendo, mas...

raquel disse...

Ouriça:
O que interessa ao nosso governo é que TODA a gente, mas que TODA a gente tenha o 12ºano. Como ele é feito isso não interessa. Só assim se explica que o ministério envie cartas para as escolas a dizer que os alunos que não querem ir para a faculdade têm que fazer uma prova final. Só que esta tem que ser extremamente acessível porque não podem existir chumbos.
Parece mentira não é? Mas a realidade do ensino em Portugal!

José Nunes disse...

Parece-me a mim que para além dessa pérolas havia uma outra sobre hitler e os judeus... ou seriam os cristãos?

José Nunes disse...

Parece-me a mim que para além dessa pérolas havia uma outra sobre hitler e os judeus... ou seriam os cristãos?

Ouriço-Cacheiro disse...

Pois é... o hitler exterminou os cristãos!!! Mas há mais...

Anónimo disse...

Se eles passam com 10, 11 no secundário... devias vir vê-los à faculdade... é um must!

:S

Beijocas