quarta-feira, janeiro 24, 2007

O manual deste amor

Título original: Manuale d`Amore
Realização: Giovanni Veronesi

Chegou esta semana aqui, à periferia do mundo. Fui de imediato vê-lo com o intuito de que, com ele, poderia aprender alguma coisa. Após cinco minutos esqueci-me deste tolo objectivo e deixei-me completamente enfeitiçar. Fala do amor despretensiosamente, com humor, com ironia, com dor, mas sobretudo, fala do amor na língua do quotidiano misturado com um absoluto lirismo, que todos deveríamos compreender muito bem.
As estrelas (exceptuando no episódio da traição, no qual a maravilhosa Ornella sofre e se vinga com toda a dignidade de uma mulher do séc. XXI) são os homens, sonhadores, felizes, doridos, frágeis, alienados do e com o amor
O guião gira em torno das quatro fases do amor — paixão, crise, traição e abandono — que são apresentadas em encadeados episódios protagonizados por, também, quatro casais diferentes. No final a história é rematada com uma imensa esperança que insiste em fazer os seus pequenos milagres.

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Ainda acreditavas que o amor se explica em livros? Ele anda é aí fora... ;)

Nanny disse...

Deixaste-me tentada a ver o filme... (e eu sem tempo nenhum!)

Beijoca