quinta-feira, setembro 10, 2009

É sinal de força

A educação, em todos os sentidos, é fundamental, estrutural, essencial. Dura enquanto durarmos, conduz-nos à glória ou ao abismo, ajuda-nos a envelhecer com um sorriso, a aprender bem para ensinar melhor. Obama, esta semana, falou para os alunos americanos num início de mais um ano escolar. Disse o que muitas pessoas precisavam ouvir todos os dias. Falou para eles e para todos nós que falhamos, esmorecemos, preguiçamos, exacerbamos do nada. Disse o que precisava ser dito... ao mundo.


"(...)Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são aquelas que tiveram mais fracassos. O primeiro 'Harry Potter' de JK Rowling foi rejeitado 12 vezes antes de ser finalmente publicado. Michael Jordan foi expulso da equipa de basquete da sua escola e perdeu centenas de jogos e errou milhares de lançamentos durante a carreira. Uma vez ele disse: 'Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E por isso venci.'
Estas pessoas venceram porque elas entendem que você não pode deixar que os seus fracassos o definam, precisa somente deixar que lhe ensinem. É necessário deixar que ensinem o que fazer diferente da próxima vez. Se você se meter nalguma confusão, não significa que você seja um arruaceiro, mas que precisa de se esforçar mais para ter um bom comportamento. Se você tirar uma má nota , não significa que seja burro, mas que precisa de estudar mais.
Ninguém nasce sendo bom em todas as coisas. Chega lá se trabalhar muito. Você não é um atleta da primeira vez que pratica um novo desporto. Você não acerta todos os tons da primeira vez que canta uma música. Você precisa treinar. É o mesmo na escola. Você pode ter que resolver um problema de matemática algumas vezes antes de acertar, ou ler algumas vezes antes de entender, ou fazer alguns rascunhos num papel antes de ter algo suficientemente bom para apresentar.
Não tenha medo de fazer perguntas. Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Eu faço isso todos os dias. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de força. Mostra que tem coragem para admitir que não sabe de algo e isso vai permitir aprender uma coisa nova.(...)"

1 comentário:

Joana disse...

A menina, como eu, gosta do Obama.

:))))))))))))))))))))))))))


A americanice tem este lado bom: a crença férrea num homem com capacidades ilimtadas, ou pelo menos inexploradas. Sic itur ad astra. :D Só assim.

Jinhos.