quarta-feira, novembro 05, 2008

(Probably...) We Can

Os compromissos eleitorais de A a Z, versão compacta.

O que diz o mundo:
"USA Today", Estados Unidos:
"O democrata Barack Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira, fazendo história ao se tornar o primeiro afro-americano a ser eleito para o cargo, completando uma surpreendentemente rápida escalada ao poder."

"The New York Times", Estados Unidos:
"Barack Hussein Obama foi eleito o 44º presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira, derrubando as últimas barreiras do preconceito racial na política americana com facilidade, uma vez que o país o escolheu como o primeiro chefe do Executivo negro."

"Washington Post", Estados Unidos:
"O senador por Ilinois Barack Obama foi eleito ontem o 44º presidente americano, pregando uma mensagem inspiradora de mudança e esperança, tornando-se o primeiro afro-americano a chegar à Casa Branca."

"El País", Espanha:
"Obama conseguiu. Em meio a uma expectativa mundial, os americanos aceitaram o desafio da mudança proposto pelo candidato democrata à Casa Branca, concedendo-lhe uma clara vitória nas eleições realizadas nesta histórica terça-feira, 4 de novembro, nos Estados Unidos, o que o torna o primeiro presidente negro da historia desse país."

"Clarín", da Argentina:
"Barack Obama alcançou uma vitória histórica com a qual põe fim a oito anos de governo republicano. Ele se impôs nos estados do Nordeste, Norte e Oeste. O Centro e o Sul votaram majoritariamente em McCain. Obama vai comandar um país que tem duas guerras no exterior e a maior crise económica em mais de 70 anos."

"Guardian", Reino Unido:
"Esta noite os americanos depositaram sua fé em Barack Obama, que fez história ao tornar-se o primeiro afro-americano a se eleger presidente dos Estados Unidos."
"Times", Reino Unido:
"Barack Obama declarou nesta manhã que "a mudança chegou à América" quando ele saiu vencedor de uma das mais extraordinárias eleições na história para se tornar o primeiro presidente negro de seu país."

"Le Monde", França:
"Barack Obama, 47 anos, é agora o 44º presidente dos Estados Unidos e o 4 de novembro de 2008 fará parte da história do país. Era pouco depois das 5h, horário de Paris, quando a media americana anunciou a vitória do candidato democrata contra John McCain. O senador por Illinois tornou-se assim o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Menos de uma hora depois, ele estava em cena no Grant Park de Chicago,"seu feudo", para festejar a vitória e assegurar aos americanos que a "mudança chegou"."

"Le Figaro", França:
"Os Estados Unidos não falharam em seu encontro com a história. Terça-feira, ao fim de uma campanha interminável, Barack Obama se tornou o primeiro presidente negro do país."

"China Daily", China (versão em inglês):
"Barack Obama chegou à vitória como o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos na noite de terça-feira numa vitória esmagadora no Colégio Eleitoral que supera as barreiras raciais tão antigas quanto a própria América. "A mudança chegou", ele disse a uma multidão de partidários."

"Haaretz", Israel (versão em inglês):
"O democrata Barack Obama, o primeiro afro americano a chegar à Casa Branca, disse aos partidários na terça-feira que "a mudança chegou à América" e cumprimenrou o derrotado republicano John McCain pela longa e dura campanha que ele enfrentou."

"Pravda", Rússia (versão em inglês):
"Apenas Satã teria sido pior do que o regime Bush. É possível argumentar que a nova administração nos Estados Unidos nunca poderia ser pior do que uma que divorciou os corações e as mentes dos Americanos de seus irmãos na comunidade internacional, a qual apavorou o resto do mundo de forma chocante e com tácticas de medo que incluem campos de concentração, tortura, assassinato em massa, e desrespeito pela lei internacional. Mas escolhendo Obama, o povo da América optou por voltar à comunidade internacional. Bem-vindos de volta, amigos!"





Sem comentários: