terça-feira, julho 27, 2010

Motivação

Onde encontrar motivação para escrever um imenso artigo durante todo o mês de Agosto quando o cheiro intenso da maresia afecta os sentidos e escorre areia com conchinhas do cérebro?

segunda-feira, julho 26, 2010

Toponímia

Não gosto muito de falar sobre toponímia. Disso sei demais. Dar nomes a ruas, avenidas, praças, becos sem saída. Não me obrigues a dizer-te como se chamam pracetas, impasses e jardins, inventei-os para não esquecer, decorei-os para não me perder. Toponímia pode ser sim uma conversa maçadora, porquê dos nomes, este numa viela, aquele outro numa praça bem em cima de um miradouro. Há motivos inversamente proporcionais à lógica e as palavras às vezes faltam, falham quando te quero explicar porquê, sobram-me memórias, sorrisos ao dobrar da esquina e umas quantas lágrimas que rolaram calçada abaixo. Não falemos sobre toponímia, limitemo-nos a seguir o trilho do carro eléctrico colina acima, colina abaixo ao ritmo imposto pelas mãos entrelaçadas que já esqueceram os mapas inúteis abandonados nos nossos bolsos.

sexta-feira, julho 23, 2010

O Livro...

... que me acompanha desde os 17 e ao qual volto sempre para relembrar o que é importante.

"Não desprezo os homens. Se o fizesse, não teria direito algum nem razão alguma para tentar governá-los. Sei que são vãos, ignorantes, ávidos, inquietos, capazes de quase tudo para triunfar, para se fazer valer, mesmo aos seus próprios olhos, ou simplesmente para evitar o sofrimento. Sei muito bem: sou como eles, pelo menos momentaneamente, ou poderia tê-lo sido. Entre outrem e eu, as diferenças que distingo são demasiado insignificantes para que a minha atitude se afaste tanto da fria superioridade do filósofo como da arrogância de César. Os mais opacos dos homens também têm os seus clarões: este assassino toca correctamente flauta; este contramestre que dilacera o dorso dos escravos com chicotadas é talvez um bom filho; este idiota partilharia comigo o seu último bocado de pão. Há poucos a quem não possa ensinar-se convenientemente alguma coisa. O nosso grande erro é querer encontrar em cada um, em especial, as virtudes que ele não tem e desinteressarmo-nos de cultivar as que ele possui".

Marguerite Yourcenar, in 'Memórias de Adriano'

quarta-feira, julho 21, 2010

África dele

O nosso presidente da silva está por terras angolanas e escusou-se comentar política portuguesa no momento em que tanto se fala em alargamento dos seus poderes. Após este desvio, fundado na profunda concentração no país anfitrião, fico aguardando serenamente declarações históricas, que por certo não se escusará a fazer, sobre a política angolana.

segunda-feira, julho 12, 2010

Ainda

Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.

Clarice Lispector in Perto do Coração Selvagem.

quinta-feira, julho 08, 2010

Precioso...

...é este filme que fala na vida dura do Harlem monstrando-nos uma mulher imensa, preta, pobre, analfabeta, doente que, apesar de tudo, faz com que os pequenos sonhos de sempre invadam gradualmente a sua dura realidade. A ver ou rever, certamente a guardar.