terça-feira, maio 25, 2010

A confusão da precisão

E de novo, numa viagem de metropolitano, uma leitura atravessada, lá estava o “casamento homossexual entre pessoas do mesmo sexo”. Talvez o pleonasmo não exista de facto. Talvez a atenta observação da vida por estes experientes jornalistas os tenha encaminhado antes para a precisão da linguagem. Quem não conhece, afinal, casamentos homossexuais entre pessoas de sexos diferentes e casamentos heterossexuais entre pessoas do mesmo sexo?

quarta-feira, maio 19, 2010

Do fundo


Eu fui ao fim do mundo
eu vou ao fundo de mim
vou ao fundo do mar

(excerto de Espalhem a Notícia - Sérgio Godinho)

segunda-feira, maio 17, 2010

Amanhã

Amanhã não me vai apetecer escrever nada. Porque hoje tu não respondes, porque ontem não correspondi, porque antes, o antes deste depois, nós não soubemos. Amanhã não me vai apetecer escrever nada. A folha, outra, que retirei agora da minha gaveta de todas as folhas, vai continuar intacta à espera que um dia consiga cumprir o meu destino e escrever desalmadamente, com alma, tudo o que me vai na vida, que não é tanto como não parece mas que apetece ser escrito. Amanhã não me vai apetecer escrever nada porque só tu me sabes segurar assim na mão. Amanhã, se me apetecesse arriscar, forçar os dias sem ti, a letra, estou certa, sairia muito tremida.

Pode repetir?

"Duques de Bragança oferecem a Bento XVI edição limitada da Nossa Senhora do Rosário"

in Revista "LUX" desta semana

quarta-feira, maio 12, 2010

Outra ideia para o país

Estender o prazo de franchising do Vaticano de 4 dias para, pelo menos, dois anos até a crise passar.
(ideia surgiu enquanto oiço o Papa Bento XVI discursar para a elite intelectual portuguesa no CCB .Ser católico e intelectual - ambos por convicção - hoje em Portugal é duplamanete discriminatório).

Foto minha, verso dele

Eu a ver o Rufus Wainwright saindo em silêncio de um palco em Lisboa, sexta feira passada.


"I'm just a little bit Tower of Pisa whenever I see you"

verso de " Cigarrettes and Chocolate Milk"

terça-feira, maio 11, 2010

quarta-feira, maio 05, 2010

Coisas estúpidas

Já fiz muitas coisas estúpidas. A imitar os filmes ou os filmes a imitarem-me a mim. Andei sem rumo para pôr as ideias no lugar, embalei-me sempre que estive triste, dei importância a quem nem repararia se estivesse sob efeito de dois copos de bom vinho tinto (que é quando sou melhor pessoa e mais inteligente). Faço muitas coisas estúpidas. Por vezes corro até ficar sem forças, vou frequentemente muito mais cedo para as chegadas do aeroporto ver pessoas abraçarem-se e beijarem-se e acreditarem que a partir daquele encontro começou uma vida nova ou se retomou uma outra dolorosamente suspensa. Não me lembro de ter passado alguém numa fila. Continuo a fazer muitas coisas estúpidas. Apanho sol demais. Uso o cartão de crédito. Mergulho mais fundo do que sou capaz, ignorando a pressão. Bebo chá muito forte e a escaldar. Indigno-me menos. Ando de carro todos os fins-de-semana. Tenho cada vez mais esperança. Sonho com sapatos. Ainda deixo que me partam o coração.

É a Arte, estúpidos!

Desnudo, hojas verdes y busto - Picasso, 1932


Dois adolescentes de mochila, na paragem do autocarro, hoje pela manhã:
"-Viste aquela cena do quadro lá do Picasso vendido por 80 e tal milhões de Euros?
- Meu, nem consigo imaginar tanta nota.
- E aquele gajo, já viste: pinta mulheres com a cabeça na barriga, mamas nos ombros, pernas na cabeça, olhos esbugalhados... Mais feias e tortas que a minha stora de inglês. Vi os quadros lá naquela cena do museu de Barcelona, até fiquei mal disposto.
- Olha se tivesse sido fotógrafo então, já viste quanto sacava?
- Podes crer, f...se!"

segunda-feira, maio 03, 2010

Que a Força (pelos vistos sou eu) esteja convosco

Em quase dez anos as ciências ocultas entraram na minha vida duas vezes, tropecei nelas distraidamente. Em 2002 um presente de aniversário original: uma longa consulta astrológica que me deixou boquiaberta. Na semana passada uma inesperada sessão de Tarot confirmou tudo o que foi dito naquela época.
Já racionalizei o impossível mas há fortes indícios que o destino existe e é para cumprir dentro dos prazos legais.