sábado, janeiro 13, 2007

A luta


Há um imenso rol de coisas que me preocupam. Uma elas são as causas perdidas, outra são as causas absurdas, outra ainda são as causas desconhecidas e por fim são as causas que só causam ódio e dor e não servem para absolutamente mais nada. E você luta pelo quê? Pagar dividas, livrar-se dele, trabalhar no que se gosta, trabalhar simplesmente, encontrar o medicamento para as cólicas do puto, passar à frente do camião na longa fila de trânsito, impor uma lógica de arrumação de arquivo, para apanhar o autocarro das 18.00h, por quilos a mais ou a menos, por carros, empregos, mulheres, filhos, casas melhores, por ser melhor. Há quem lute pela sobrevivência de espécies na floresta amazónica, há quem lute pelos “ismos” estruturais de organização de uma sociedade que tanto sangue já fizeram correr nos últimos dois séculos, há quem queira a independência de regiões que deveriam ser países, há quem queira proclamar como absolutamente certa a sua religião, há quem combata doenças que podiam dizimar a nossa espécie, há quem lute pela própria vida. Por isto, por tudo isto se luta.
Há quem coloque bombas e exploda outros e a si próprio, há quem denuncie, há quem mate quem diz amar, há quem pense, pense muito, há quem corra até a ansiedade não lhe caber mais no peito, há quem se venda e quem compre, há quem pegue em armas, há quem plante, há quem ore, há quem se promova, há quem derrube, há quem prenda e castigue, há quem ajude a resolver, a crescer, a alimentar, a atravessar. Há quem faça zapping no Mundo e escreva ou pinte ou filme.
Muitos errarão na sua causa, na sua luta, dando a outros novas causas para, contra eles, lutarem. Outros acertarão e conquistarão, depois de muita frustração, passo a passo, o seu lugar no meio de tudo isto. Porque há quem entenda que os meios não são só mais importantes que os fins como os determinam, transformam, solidificam. Por isso vamos todos sobrevivendo. E você luta pelo quê?

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Luto por tentar ser feliz. Agora o que me faz ser feliz é um bocado mais complicado de definir.

Urso Polar disse...

Luto pela sobrevivência. Que agora já estou oficialmente em vias de extinção.