domingo, janeiro 20, 2013

Um milagre

 
 
Em caso de dor ponha gelo
Mude o corte de cabelo
Mude como modelo
Vá ao cinema dê um sorriso
Ainda que amarelo, esqueça seu cotovelo
...
Se amargo foi já ter sido
Troque já esse vestido
Troque o padrão do tecido
Saia do sério deixe os critérios
Siga todos os sentidos
Faça fazer sentido
A cada mil lágrimas sai um milagre

Caso de tristeza vire a mesa
Coma só a sobremesa coma somente a cereja
Jogue para cima faça cena
Cante as rimas de um poema
Sofra penas viva apenas
Sendo só fissura ou loucura
Quem sabe casando cura
Ninguém sabe o que procura
Faça uma novena reze um terço
Caia fora do contexto invente seu endereço
A cada mil lágrimas sai um milagre

Mas se apesar de banal
Chorar for inevitável
Sinta o gosto do sal do sal do sal
Sinta o gosto do sal
Gota a gota, uma a uma
Duas três dez cem mil lágrimas sinta o milagre
A cada mil lágrimas sai um milagre.
 
 
Alice Ruiz
(uma homenagem quase no seu aniversário)

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Em ponto pequeno


"(...)O "pequeno" para o português, é, na realidade, o que para os outros povos representa o "médio". É no meio dos pequenos objectos que ele se sente à vontade, é nele que investe enchendo a casa de mil bibelôs, fotografias, cobrindo as paredes com coisas pequenas, quadros, cromos etc.
O pequeno representa o tamanho perfeito, adequado ao seu investimento afectivo. Alvo electivo da sua ternura, tamanho-fétiche que apela ao seu caminho irreprimível, o "pequeno" contém em si as potencialidades de expressão que dele naturalmente decorrem e que depois se transferem para todos os adjectivos e nomes próprios: pequenino, pequenito, pequerrucho, etc. Como se "pequeno" fosse a raiz dos diminutivos afectivos, e a ausência que decorre do conjunto inteiro de nuances dos "inhos" e "itos" declinando as inúmeras espécies de pequenez.
O português revê-se no pequeno, vive no pequeno, abriga-se e reconforta-se no pequeno: pequenos prazeres, pequenos amores, pequenas viagens, pequenas ideias (...). Mais, a pulsão do pequeno, dá ensejo à formação de pequenos mundos afectivos em que as relações simbióticas se desenvolvem com  uma força extraordinária. O português habita numa espécie de bola de afecto que faz com que a separação mínima  de um ente querido pareça  enorme, longa e longínqua. Separar-se um dia, dois, uma semana ou mesmo umas horas pode suscitar uma dor imensa, uma imensa saudade.(...) Pequenos mundos: daí a visão curta, a repulsa institiva  pelos projectos a médio e longo prazo, a territorialização gregária (...).
A pequenez é a negação do excesso, e a nossa maneira de "estar certo" ou "ser certinho" - o nosso "justo meio". Finalmente, o ser pequeno é a estratégia portuguesa de permanecer inocente, continuando criança (...)."

"Portugal, hoje. O medo de existir", José Gil

quarta-feira, janeiro 16, 2013

O dia em que me apaixonei pelo Ben Affleck

Ontem, na onda do keep calm and go to cinema, fui ver o "Argo" realizado e interpretado por Ben Affleck. A trama é totalmente baseada em factos veríficos, desenrolando-se entre os Estados Unidos, Turquia e Teerão no final de 1979, início de 1980. A solução absurda de usar o know-how de Hollywood para resgatar seis reféns americanos, secretamente acolhidos na Embaixada do Canadá em Teerão na sequência da tomada da dos Estados Unidos pelo povo iraniano, é a prova de que tudo é possível quando arriscamos e usamos inteligência e criatividade em doses supreendentes.

terça-feira, janeiro 15, 2013

Verde


O fundo é cinzento. Oscila entre o escuro e o claro, cinza do nosso papel na sociedade, queimado num ápice, cinza espalhada por aí. Para emoldurar, há um rio, há um mar. Azul, verde, muitas vezes também cinza, quando insiste em reflectir o país, quando se camufla e limita-se a fluir. As árvores são castanhas, sem folhas, sem flores, sem frutos. Ramos ao vento, raízes ao chão, tudo no suposto lugar. Os risos são genericamente amarelos, há alguns rosa e um ou outro vermelho. Neste caso, o item quantidade assume maior relevância analítica. São poucos. A raiva é roxa. Condiz com quase nada mas, nas montras, seduz-nos. Em modo liquidação total. O silêncio é dourado, um banho reles para enganar os incautos e atrair, para a causa muda, os deslumbrados. O silêncio é contrafeito. A inveja é verde, verde seco. Camuflado nas quatro estações. A inveja é semeada, adubada, é colhida sempre precocemente. Há, porém, a inusitada coincidência da esperança ser verde. Verde esmeralda. Verde 2013.

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Mil imagens, mil palavras e a moral da história


E se um dia a escolha divina não fosse aceite pelo Homem? E se sua Santidade afinal assumisse, no curto pontificado, a sua natural condição humana e fosse, por isso, o melhor dos Papas? "Habemus Papam" (2011) do Nanni Moretti é o mais real dos filmes.

"Guia para um final feliz" está por aí catalogado como comédia romântica. A obsessão pela catalogação tem destas coisas. Por isso é ir ao cinema às cegas, depararmo-nos com um excelente guião, com excelentes intérpretes e termos a certeza que, se encontrarmos um caminho, por mais marginal e absurdo que seja, a vida fluirá tranquilamente. Keep calm and go to cinema.

Ser


Dizem que sou intelectual.
Bom, leio catálogos de roupa e Michaux
na casa de banho.

Afirmam que sou intelectual.
Não sei dizer asneiras em latim.
Pronuncio-as correctamente em outras
quatro línguas.

Constatam que sou intelectual.
Vejo os canais de televisão
que condizem com essa condição
enquanto ponho rímel Chanel
e despenteio-me
a rigor.

Apontam, é uma intelectual
Saio a correr,
equipada a condizer
sobre os melhores ténis Asics,
porque, afinal,
era uma ofensa.

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Até aqui tudo normal


O país acordou a saber que foi constituida a 10ª Comissão Parlamentar que investigará o Caso Camarate. Até aqui tudo normal. Estranha-se somente o facto de nunca ter sido criada uma Comissão para averiguar o Caso Alcácer-Quibir - afinal só passaram pouco mais de 500 anos - para a qual seriam resgatados à sociedade peritos em estratégia militar, querelas monárquicas e meteorologistas doutorados em nuvens stratus, responsáveis pela formação de nevoeiro.

quarta-feira, janeiro 02, 2013

A felicidade está também no inesperado


A Orquestra de Câmara Portuguesa resolveu, inesperadamente, passear no eléctrico 15.

novo ano


ninguém vê o concerto de ano novo transmitido em directo de viena no primeiro dia do ano. eu vejo e, já agora, oiço. tudo meticulosamente organizado. sala impoluta. público bem vestido, atento, efusivo qb, sorridente. na orquestra empenhada desfilam, rodopiam notas clássicas renovadas a cada interpretação. o maestro, bem humorado, dá o acabamento final. é o deleite pela perfeição, ficção do que vamos chamando de vida real.