segunda-feira, setembro 28, 2009

contas de merceeiro em discussão

Somos 10 milhões
Mas
1/5 elege o governo
1/20 elege o único partido que pode ter um peso político relevante nas decisões
Quase 1/2 dos eleitores não vota

... eu sou de Letras, mas nas contas básicas que faço sobre eleições não encontro lá grande democracia. Ah, e de nada serve usarem a calculadora.

sexta-feira, setembro 25, 2009

Estado das coisas

Foi este durante toda a semana acentuando-se hoje antes do, sempre útil, dia de reflexão.
Até segunda. Se sobrevivermos.

segunda-feira, setembro 21, 2009

Mãos

Mais panfletos de como manter as mãos impolutas. Agora ensina como fazer a fricção anti-séptica em nove passos – “duração do procedimento: 20-30 segundos”. Hoje, pela manhã, em cima da secretária. “Esfregar o polegar esquerdo no sentido rotativo, entrelaçado na palma direita e vice versa”. Palpita-me que se fizer isto e todos os restantes oito procedimentos repetidamente vou ficar com uma tendinite ou parecido, uma doença profissional de prevenção.
ps: a encomenda da solução anti-séptica para o efeito ainda está em estudo no competente departamento.

quarta-feira, setembro 16, 2009

Na cama com...

Acordei por volta das cinco da manhã com o cristalino barulho de despejo de um vidrão atulhado que vive mesmo em frente da varanda do meu quarto, rabujei, virei-me e dei de caras com o meu portátil, ainda aberto, esquecido na almofada ao lado. Ecologia e tecnologia pela madrugada fazem de mim uma mulher moderna... mas muito mal humorada.

segunda-feira, setembro 14, 2009

Dias agnósticos

Perante a constatação de algumas das Suas criações ocorre-me que

"Se Deus existe, espero que Ele tenha uma boa desculpa.”

Woody Allen

Volta Tarantino, estás premiado.

Depois de ver o último filme do Tarantino - Sacanas sem Lei - fiquei com uma terrivel inveja de não ter génio para escrever aquele guião sobre "A" conspiração em plena Segunda Guerra Mundial, na qual estão envolvidos um bando de loucos destemidos cuja única força motora é o ódio visceral aos nazis. A ideia de que a história mundial pode ser decidida numa noite, numa sala de cinema no centro de Paris, é fantástica. Boquiaberta particularmente com a delicadeza de todo Mal que exala pelos poros do Coronel Landa - Cristoph Waltz, actor austríaco - que é o grande, mas subtil, protagonista da história.

quinta-feira, setembro 10, 2009

É sinal de força

A educação, em todos os sentidos, é fundamental, estrutural, essencial. Dura enquanto durarmos, conduz-nos à glória ou ao abismo, ajuda-nos a envelhecer com um sorriso, a aprender bem para ensinar melhor. Obama, esta semana, falou para os alunos americanos num início de mais um ano escolar. Disse o que muitas pessoas precisavam ouvir todos os dias. Falou para eles e para todos nós que falhamos, esmorecemos, preguiçamos, exacerbamos do nada. Disse o que precisava ser dito... ao mundo.


"(...)Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são aquelas que tiveram mais fracassos. O primeiro 'Harry Potter' de JK Rowling foi rejeitado 12 vezes antes de ser finalmente publicado. Michael Jordan foi expulso da equipa de basquete da sua escola e perdeu centenas de jogos e errou milhares de lançamentos durante a carreira. Uma vez ele disse: 'Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E por isso venci.'
Estas pessoas venceram porque elas entendem que você não pode deixar que os seus fracassos o definam, precisa somente deixar que lhe ensinem. É necessário deixar que ensinem o que fazer diferente da próxima vez. Se você se meter nalguma confusão, não significa que você seja um arruaceiro, mas que precisa de se esforçar mais para ter um bom comportamento. Se você tirar uma má nota , não significa que seja burro, mas que precisa de estudar mais.
Ninguém nasce sendo bom em todas as coisas. Chega lá se trabalhar muito. Você não é um atleta da primeira vez que pratica um novo desporto. Você não acerta todos os tons da primeira vez que canta uma música. Você precisa treinar. É o mesmo na escola. Você pode ter que resolver um problema de matemática algumas vezes antes de acertar, ou ler algumas vezes antes de entender, ou fazer alguns rascunhos num papel antes de ter algo suficientemente bom para apresentar.
Não tenha medo de fazer perguntas. Não tenha medo de pedir ajuda quando precisar. Eu faço isso todos os dias. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza, é sinal de força. Mostra que tem coragem para admitir que não sabe de algo e isso vai permitir aprender uma coisa nova.(...)"

Máquina do Tempo

O final do verão dá-me sempre uma energia revigorante, como se acabasse de sair de um longo periodo hibernatório. Atrás das costas o passado perdendo uma importância quase sempre exarcebada, polaroids desbotadas, frases soltas já de nexo questionável, alicerces reforçados camuflados de saudáveis delírios. Inversamente cresce a curiosidade por um futuro embrulhado em tudo-o-que-desejo-que-me-nos-a-todos-aconteça-de-bom, a vontade de chegar antes do combinado. No presente um dia banal, cinzento, cheio de artigos e opiniões e perguntas, cheio de silêncio entre mails e telefonemas, marcando, o som do teclado, a cadência da serenidade.

sexta-feira, setembro 04, 2009

Hoje ao fim da tarde, outros dois,oficialmente felizes para sempre

"Eu adoro estar casada. É tão bom encontrar aquela pessoa especial que você quer irritar para o resto da sua vida."

R. Rudner


quinta-feira, setembro 03, 2009

Breve guia eleitoral ilustrado

Há os vagos e indeterminados aos quais parecem faltar palavras:



Há os estimuladores da massa amorfa (novas versões do "yes we can"):

Há os escritos em português do Brasil:

Há os assustadores: