quarta-feira, maio 30, 2007

Esta imensa liberdade.


Esvaziei as gavetas. Arrumei meticulosamente os restos que ficaram em cima da secretária. Recarreguei o agrafador, esvaziei o depósito do furador. Doei tudo o que sempre fez falta nestes últimos seis anos. Gravei todos os meus ficheiros. Desfiz expectativas, refiz um caixote de tralha e esperança. Risco o 30 no calendário e perco-me em todos os outros dias por riscar. Desliguei o ar condicionado e abri a janela para arejar aquele lugar. Apaguei a luz e saí. No elevador, dou por mim a tentar lembrar cores e formas como se dali tivesse saído há anos. Surpreendo-me com o que já esqueci.Vou para casa a pé. Pelo caminho tento arrumar cá dentro toda esta imensa liberdade.

domingo, maio 20, 2007

Sobre a felicidade...


... li hoje, a temática principal da revista do "Espresso" ao qual sou fielmente critica.


O Vinicius de Moraes disse, citando a minha felicidade, que


"É preciso que haja alguma coisa de flor em tudo ".

A felicidade aprende-se, escolhe-se, descobre-se, quer-se. Não tem formulas, tem formas. A minha não é a das personagens daqueles clássicos do cinema de final feliz, onde se conquistam todos os territórios, onde se guardam para sempre os grandes amores, onde os sonhos mais fantásticos se tornam reais. A minha felicidade é pequenina, é a de todos os dias, trago às vezes na mão, na mala, nos olhos. Por vezes esqueço-me dela em qualquer lugar e fico angustiada enquanto não a encontro. Por vezes sei onde está, dou-lhe só o tempo que precisa para se arranjar, não me importo de esperar. Por vezes é ela que me espera mesmo no fim das decisões acertadas, a meio dos incríveis desaires. A minha felicidade é livre de florescer quando bem lhe apetecer, cuido para que não murche ou seque ou sufoque.

Promessas, promessas...

Estou a mudar de emprego, de trabalho, mais trabalho, menos emprego, estou a escrever a tese, estou com pequenas obras em casa, estou lisa, estou ansiosa, estou sem tempo, estou a aproveitar mal o tempo, estou a tentar ter tempo para mim, estou a ganhar fôlego, estou a sedentarizar o corpo e a exercitar a mente, estou a tentar fazer o meio contrário, estou à espera, estou em pleno 2007 ano onde acontece quase tudo. Estou cansada. Estou feliz. Estou em estado de choque quando... penso nas minhas férias (só em Dezembro)!